domingo, 20 de janeiro de 2013

Android - Cartão de memória e pendrive em tablet



Acessando cartão de memória e pendrive inserido no tablet

Os procedimentos abaixo descritos foram realizando em um tablet da marca  Genesis modelo GT-7220S com Android 4.0 podendo haver pequenas diferenças em modelos, versões do Android e aparelhos.

Os modelos da marca Genesis normalmente permite inserir diretamente um pendrive no tablet sem precisar de cabos adaptadores, mas em algumas marcas será necessário utilizar um adaptador usb para conectar o pendrive no tablet.

Antes de mais nada para poder sempre usar os cartões de memória e  pendrives no tablet os mesmo devem está habilitados, nas configurações do tablet.

Para verificar isto:

Pressione o dedo sob relógio levantando assim o menu, pressione o dedo em Configurações depois em Armazenamento, em MEDIA SCAN

A opção Enable media scanning on SD deve está marcada.
A opção Enable media Scanning on USB deve está marcada.

Pronto, agora você já pode utilizar cartões de memória e pendrives.


Removendo pendrive e cartão de memória com segurança

Este processo é importante para evitar a perda de arquivos ou danificação da mídia inserida, pois se não for desmontado e algum arquivo tiver aberto na mesma ou sendo acessando pelo sistema pode haver corrupção dos arquivos da mídia e podendo muito remotamente até danificar o dispositivo.


Removendo pendrive com segurança no tablet

Pressione o dedo sob relógio levantando assim o menu, pressione o dedo em Configurações depois em Armazenamento, role até o final e deverá aparecer o item USBHOSTI, no qual exibi as linhas
Espaço total = informa a capacidade total do pendrive
Disponível    = informa a capacidade livre

Linha Desmontar cartão SD

Escolha esta opção para desmontar o pendrive com segurança, irá surgir um popup Desconectar cartão SD?
Pressione OK.

O cartão será desmontado, surgindo assim a opção Conectar cartão SD  em USBHOSTI que não existia antes, e se você não retirou o pendrive ainda da porta usb, e só pressionar Conectar cartão SD para acessar os arquivos novamente.

Removendo cartão de memória com segurança no tablet

Pressione o dedo sob relógio levantando assim o menu, pressione o dedo em Configurações depois em Armazenamento, role até o final e deverá aparecer o item EXTSD (aqui é o seu cartão de memória)

Terá as linhas Espaço total, Disponível com informação da capacidade de armazenamento como no pendrive.

Pressione a linha Desmontar cartão SD, confirme Desconectar cartão SD? e OK.
As linhas de informação da capacidade desaparecem e surgi agora a opção Conectar cartão SD que não existia antes, estando o cartão ainda inserido no tablet. Você pode agora remover o seu cartão com segurança, ou caso se esqueceu de algo e só pressionar Conectar cartão SD com o mesmo ainda estando inserido no compartimento.



2 comentários: