domingo, 20 de janeiro de 2013

Comando nice

Melhorando a performance do sistema pelo terminal com o comando nice

Observações:
Existe meios mais simples de ajustar o a prioridade de um processo, tudo graficamente, podendo ainda o processo já está em uso antes de mudar a prioridade, mas deixo aqui esta dica, caso você precisar executar um programa que consumo muitos recursos da cpu, fazendo isto pelo terminal.

Um processo pode ter prioridade em relação a outros em sua execução. Quando um processo é gentil, significa que ele oferece a gentileza de permitir que um processo com prioridade maior que a sua seja executado antes dele.

Quanto mais alto for o valor nice, mais gentil é o processo. Geralmente, o intervalo de números usados no nice são os inteiros entre -19 e 19.
Embora determinar a prioridade de um processo não seja uma prática comum, afinal, o próprio Linux faz muito bem essa tarefa, isso pode ser necessário em alguma situação. Para isso, utiliza-se um comando que recebe o mesmo nome do conceito: nice. A sintaxe é: nice -n prioridade processo
Por exemplo:
$ nice -n -5 ffmpeg -i arquivoentrada opções arquivosaida

No exemplo, o ffmpeg recebe prioridade -5. Trata-se de uma prioridade alta, pois quanto menor o número menor sua gentileza.
Quando o valor de ajuste da prioridade não é definido junto com o comando nice, o sistema assume o valor de ajuste igual a 10. Apenas o root pode definir prioridades negativas.
Se nenhum argumento é fornecido com o comando nice, o sistema exibe a prioridade padrão em uso.

Para ver a prioridade de execução dos processos, use o aplicativo top ou ps xal.
O campo "NI" refere-se ao número setado pelo "nice". Repare que vários programas do sistema utilizam números diferentes de prioridade. Veja também que, caso você não use o comando "nice" (o que acontece na maioria dos casos), a prioridade assumida por padrão é a "0"; vários
programas da listagem do "top" provavelmente devem ter essa prioridade.

Para usar o comando nice no terminal você deve executar o mesmo sempre  na frente do comando desejado na mesma linha.

Exemplo: nice -n 19 /usr/bin/mencoder video.avi opções -o videoconvertido.mp4

Notas:
O comando nice é muito útil para programas que roubam muito processamento da maquina, como o mencoder na conversão de vídeos grandes baixado da Net, se não usar o nice com uma prioridade como exemplo 19 a navegação na internet fica péssima, abrir até uma janela de terminal levar até um minuto para a mesma ser aberta, iniciar o OpenOffice com o mencoder convertendo este vídeo pode levar até mesmo mais de 5 minutos para o mesmo ser aberto. Já usando o valor 19 com o mencoder convertendo um video de 700 MB para um outro formato, você consegue utilizar todos estes programas quase que instantaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário