sábado, 19 de janeiro de 2013

Instalando fontes TrueType


Sites para baixar: http://www.1001fonts.com/ e http://www.netfontes.com.br/
Há várias maneiras de instalar fontes true type no Linux, vou citar 3 métodos.  

Observações:
Em distribuições mais atuais você provavelmente não precisará seguir estes passos.


Método 1 e 2 será feito via janela de terminal, útil para quem não tem gestor de janelas completos como o KDE e o Gnome, que possui programas gráficos para instalar fontes, e o teceiro método consiste em utilizar programas gráficos de instalação de fontes.

Método 1

Baixe as fontes truetype da net, e depois descompacte a mesma.

Copie as fontes ttf para a "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF"

Nota 1 :
Este caminho deve existir no seu arquivo /etc/X11/xorg.conf ou /etc/X11/XF86Config em distros muito antigas.
Caso não exista o mesmo na seção Section "Files" coloque o caminho seguindo o mesmo modelo da linha do caminho das outras fontes já existente neste arquivo e crie a pasta /usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF no disco caso ela não existir.

FontPath       "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF"


Nota 2:
Se o caminho da fonte não existia no arquivo do X, será necessário reiniciar o servidor X depois no final da  instalação para que o mesmo use as fontes instaladas.
Você também  pode criar uma pasta especifica personalizada pra as fontes que você quer instalar e depois colocar o caminho na mesma no arquivo xorg.conf ou XF86Config .
Exemplo: /usr/share/fonts/TTF ou /usr/share/fonts/truetype

Agora criamos um script para instalar as fontes truetype como root, salve o mesmo em /usr/local/bin com o nome de  updatefonts.sh e permissão x no qual servirá pra mais tarde para outras instalações de fontes  truetype.

Conteúdo do script:
#!/bin/sh

/usr/X11R6/bin/mkfontscale /usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF/
/usr/X11R6/bin/mkfontdir /usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF/
/usr/X11R6/bin/mkfontdir -e /usr/X11R6/lib/X11/fonts/encodings
/usr/X11/bin/fc-cache


# sh updatefonts.sh

Pronto, fonte instalada.
Agora basta abrir o openoffice, abiword, etc para utilizar a fonte. Um detalhe é se aplicação que você vai utilizar a fonte já estava aberta antes da instalação você deverá fechar a mesma, para que a fonte instalada seja listada na aplicação na cx. de fontes.

Observações:
Necessário ter os seguintes pacotes instalados: freetype-versão,  mkfontdir-versão  mkfontscale-versão e fontconfig-versão.
Nas distros mais recentes não precisa colocar o caminho completo dos comandos usados no script pois o caminho destes comandos agora ficam em /usr/bin pois este caminho está no path.
Nas distros mais recentes do final de 2009 em que não mais é preciso ter o arquivo /etc/X11/xorg.conf para iniciar o X pois a configuração do X e feita via udev o mesmo   procedimento da instalação funciona caso seja criado um arquivo xorg.conf usando o comando Xorg -configure nesta mesma distro para resolver alguns problemas de detecção pelo udev, mesmo sem existir o caminho /usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF/  no arquivo xorg.conf, apesar de este caminho existir no disco deste a instalação do sistema e sendo que  a fonte instalada está pronta pra ser usada.

Todas as fontes instaladas no sistema devem ficar abaixo da pasta fonts, e sendo que nas distros mais recentes existem 2 caminhos principais de fontes:

/usr/share/fonts e /usr/X11R6/lib/X11/fonts 

Ambos contém as mesmas pastas de categoria principais e arquivos de fontes na instalação padrão original do sistema.

100dpi/  75dpi/  cyrillic/  encodings/  misc/  OTF/  Speedo/  TTF/  Type1/  util/

Acho que o caminho principal /usr/X11R6/lib/X11/fonts é mantido em algumas distros atuais pra compatibilidade com programas antigos caso seja instalado, pois gerando um arquivo xorg.conf em distro mais recente após 2009 em que o X é configurado pelo udev, não existe este caminho no arquivo xorg.conf e sim o caminho principal /usr/share/fonts.

Método 2

Este método é bem mais fácil que o anterior.
Baixe as fontes truetype da net, e depois descompacte a mesma.
Copie as fontes ttf para  "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF"

# fc-cache -fv
Pronto não precisa nem reiniciar o servidor X.
Se quiser conferir ser sua fonte foi instalada, basta executar o comando  fc-list  que lista todas as fontes instaladas no sistema.

Nota 3:
As fontes instaladas com os método 1 e 2 somente serão listadas no  xlsfonts ou no xfontsel, depois que o servidor X for reiniciado, mas como elas já são listadas no fc-list você já pode utilizar elas no koffice,  openoffice etc...

Listando as fontes instaladas

Foi instalada a fonte Crop Cicle Dingbats cujo arquivo usado na instalação é CROPDING.TTF, vamos fazer uma lista  de todas as fontes instaladas no sistema.
Procure fazer um filtro com o comando grep digitado alguma parte do nome da fonte para diminuir a listagem,   pois se não fizer isto será 21000 linhas no xlsfonts que contém todos os tamanhos e estilo de cada fonte. Já no fc-list esta listagem é mais simples e sem usar o filtro fica pouco mais de 180 linhas.


Sem reiniciar o servidor X Window

# xlsfonts |  grep -i crop   (filtro para exibir tudo que tiver crop no nome de  uma fonte)

No xlsfonts ela não é listada sem reiniciar o servidor X.

# fc-list | grep -i crop
Crop Circle Dingbats:style=Regular

Já no fc-list a mesma é listada mesmo sem reiniciar o X, então ela está instalada e pronta pra usar.


Após reiniciado o servidor X Window

$ xlsfonts | grep -i  crop
-misc-crop circle dingbats-medium-r-normal--0-0-0-0-p-0-iso10646-1
-misc-crop circle dingbats-medium-r-normal—0-0-0-0-p-0-iso10646-1


Agora a mesma aparece listada no xlsfonts. A forma do nome da fonte instalada é diferente entre o xlsfonts e o fc-list.

Para visualizar a fonte instalada no  xfontsel, clique em fmly e mantenha o botão do mouse pressionado e role a seleção  até  localizar o nome da fonte instalada soltado em cima do nome desejado você  poderá ver como é os caracteres da mesma.
A referida fonte instalada aparece com o nome de crop circle dingbats (tudo em minusculo).



Instalando fonte ttf somente para o usuário do login

Instalar fontes truetype no Linux é tão fácil quanto no Windows. Para isso basta você criar uma pasta em seu diretório pessoal com o nome ".fonts" (sem as aspas), caso ela não exista.

No terminal digite:

$ mkdir ~/.fonts

Isso vai criar uma pasta oculta no seu diretório pessoal. O "." (ponto) na frente do nome da pasta para indicar que a mesma é oculta.
Agora basta copiar suas fontes .ttf para esta pasta e executar o comando:

$ fc-cache

Pronto, agora quando você iniciar suas aplicações suas fontes já estarão lá configuradas. Desta forma só funcionará para este usuário.

Observações:
Procedimento realizando em distro criada em 2010 com KDE 4

Método 3

Instalando por programas gráficos

Instalando fontes no KDE 4

Menu Iniciar/Computador/Configurações do sistema, ícone Instalador de fontes.
Você pode escolher entre instalar a fonte no sistema, necessário ser root para isto ou instalar a fonte para você, escolhendo a opção fontes pessoais então esta fonte estará disponível somente para você, muito útil caso você não seja o usuário root desta maquina.
Clique em Adicionar, localize a pasta da fonte e com a mesma já descompactada, clique em cima dela que a fonte será instalada e estará pronta para ser usada, não sendo preciso reiniciar  o servidor X.

Pra qualquer distro e não importa qual é o gestor de janelas  que você usa

Com distribuições atuais o processo para instalar fontes é bem mais facil. Se por algum motivo você não puder instalar fontes no sistema caso você não for o administrador do computador, e você não tiver uma aplicação gráfica para isto ou não sabe qual é, você pode instalar no seu HOME de usuário criando a pasta oculta .fonts caso a mesma não existir e depois é só copiar as fontes ttf e execute o comando fc-cache para as mesmas serem utilizadas pelo sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário