quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mplayer com vídeos em formato widescreen


Mplayer com vídeos em formato widescreen em monitor quadrado sem precisar especificar a resolução do desktop

Esta dica é destinada para aqueles que gostam de usar o comando mplayer de linha de comando como eu, seja diretamente pelo terminal ou por uma associação no seu gerenciador de arquivos gráfico e que possuir monitores de tubo ou LCD 4:3 (quadrado) e também monitores LCD 16:9 (widescreen).

Assistindo vídeo widescreen em tela cheia usando o mplayer em monitor quadrado 4:3


Inicie o mplayer desta forma:
$ mplayer -aspect 4:3  "Férias na Bahia em 2011"

Agora ao teclar a tecla F  para fullscreen o vídeo ocupará praticamente toda  a tela do monitor ficando apenas um dedo de faixa preta superior e inferior. Se você não usar a opção -aspect 4:3 ao usar a teclar F a faixa preta será de quase 3 dedos superior e inferior. O teste foi feito com video com resolução de tela 640x360 (formato widescreen).

Reproduzir sempre em 4:3 automaticamente em monitor quadrado 4:3

Configurando no mplayer para sempre reproduzir sempre em 4:3 no caso de você usar um monitor quadrado 4:3 e você tem muitos vídeos em formato 16:9 widescreen sem precisar especificar manualmente a opção -aspect 4:3 para ajustar ao seu monitor o fullscreen.

Edite o arquivo ~/.mplayer/config
Coloque a linha:
vf=dsize=4/3

Pronto agora todo o vídeo que você reproduzir será ajustado para o formato quadrado 4:3 automaticamente ao reproduzir o mesmo, ficando apenas uma fina tarja preta superior/inferior e não uma grande tarja preta.

Basta usar somente o comando: mplayer video.avi
Tecle F para fullscreen

Notas:
Como você configurou no arquivo ~/.mplayer/config a opção vf=dsize=4/3, se você quiser ver um vídeo widescreen especificando na linha de comando do mplayer a opção -aspect 16:9 não funcionará, pois o vídeo será exibido em 4:3 pois prevalece o que foi configurado no arquivo config.
O que você configurou no arquivo config também será aplicado se você reproduzir o vídeo através do seu gerenciador de arquivos preferido que tem o comando mplayer associado ao vídeo e não apenas na janela de terminal.

Reprodução de vídeos em monitor Widescreen 16/9

Em um monitor widescreen (tela retangular) a opção vf=dsize=16/9 no arquivo  ~/.mplayer/config não funcionou pra reproduzir vídeos em fullscreen sem que seja exibido as tarjas pretas, mesmo que o vídeo seja criado para tela 16/9.

Como fazer o mplayer reproduzir vídeos criado no formato widescreen pra que seja exibido sem as tarjas pretas ao colocar o mesmo em fullscreen em monitores widescreen 16/9.

Você tem colocar estas 3 opções juntas no arquivo ~/.mplayer/config

vf=scale=1366:768,dsize=1366:768:0
monitoraspect=16/9
vf=dsize=16/9


Notas:

Onde 1366x768 é a resolução máxima suportada pelo seu monitor (varia conforme o tamanho da tela do monitor, devendo você descobrir isto no seu monitor), e mesmo que você esteja utilizando uma resolução de tela menor como 1024x768 que era o meu caso, você deve especificar a resolução máxima suportada.

O video iniciará sempre no tamanho de janela no tamanho normal (não maximizada, a janela).
Se você reproduzir um video criado no formato 4/3 não inicia com a janela maximizada e ao teclar F terá as tarjas pretas superior/inferior no monitor, padrão sem nenhuma configuração neste arquivo, sendo melhor reproduzir em janela maximizada.
Ao reproduzir vídeos criado no formato 16/9 ao teclar F o mesmo ocupará toda a tela do monitor (ótimo).


IMPORTANTE
Caso o seu monitor widescreen seja 16/10 você deve usar esta proporção de tamanho e não 16/9, pois se não existira tarjas pretas devido as diferença de aspecto da tela com as opções configuradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário