segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ver o nível de tinta da sua impressora Epson

Um script em zenity para você visualizar o nível de tinta da sua impressora Epson no Linux, deste que a mesma seja suporta, caso você não tenha nenhum programa gráfico para mostrar o mesmo.
É necessário ter o pacote escputil instalado ou ter este comando na sua distro, pois dependendo da distro e ano ele pode vir dentro de um outro pacote.
É necessário também ter o pacote zenity, e outro detalhe é que o comando escputil só funciona com impressoras e multifuncionais da marca Epson.

Crie o script com o nome de ztinta com permissão x e salvo em /usr/local/bin com o conteúdo:

escputil -qiur /dev/usb/lp0 >  /tmp/tinta
zenity --title "Nivel de tinta" --text-info --filename=/tmp/tinta --width 530 --height 210
rm /tmp/tinta

Adicione o nome do script ao menu do seu gestor de janelas e não é preciso especificar ou marcar nenhum tipo janela de terminal pra usar o script.
Agora pra que os usuários comuns possam visualizar o nível de tinta é necessário colocar o nome dele no arquivo /etc/group na linha lp:x:7:
Exemplo: 
lp:x:7:nando

Onde nando é o usuário comum do sistema, caso haja mais de um, separe os nomes com a virgula (nando,paulo,ana).

Outra forma é usando o sudo pra que não seja pedida a senha.
Para isto precisamos editar o arquivo /etc/sudoers com um editor de texto ascii e coloque a linha abaixo:
nando ALL=NOPASSWD:/usr/bin/escputil

Nas distro Slackware você pode colocar %users no lugar do usuário nando que servirá pra todos os usuários e não somente para nando.
No script ztinta será necessário colocar o comando sudo na frente do comando escputil (sudo escputil -qiur /dev/usb/lp0 >  /tmp/tinta).

Pronto, agora você pode visualizar o nível de tinta sem precisar ir em uma janela de terminal e digitar as opções e o dispositivo da impressora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário