sexta-feira, 29 de março de 2013

Criando modelo de documento padrão no OpenOffice.org


Se você não gosta da fonte padrão de inicio, marges, etc, você pode criar um modelo personalizado para ser o padrão de todas as vezes que você abrir um novo documento. Vamos criar um modelo para ser usado sempre pelo editor de texto writer, abrindo o mesmo normalmente e mude tudo o que quiser, fonte, margens etc., depois salve o documento indo em Salvar Como; e em tipo de Arquivo escolha a opção Modelo de documento de texto ODF (.ott). Feche totalmente o OpenOffice.org agora.

No exemplo dado o modelo foi salvo com o nome de write-padrao.ott e o mesmo deve ser copiado para ~/.openoffice.org/3/user/template/ (diretório oculto no seu HOME)

Agora abra o write e ir em menu Arquivo/Modelos/Organizar...

Em Gerenciamento de modelos, de um duplo clique em Meus Modelos, onde deverá aparecer o nome do modelo copiado para ~/.openoffice.org/3/user/template/ e na parte da direita na caixa de seleção deve está sendo exibido Documentos, selecione o nome do seu modelo recém-criado, depois clique na caixa de seleção Comandos e escolha a opção Definir como Modelo e depois clique em Fechar.





Pronto, agora toda vez que você for criar um novo documento usando o write o modelo write-padrão será utilizado com suas configurações definidas.

Nota:
Foi utilizando o OpenOffice.org 3.3.0 de 2010 na distro Slackware 13.1.

O procedimento também é o mesmo para que tem o LibreOffice 3.6.4 de 2012, apenas muda o caminho do template que é ~/.config/libreoffice/3/user/template.


Um comentário:

  1. muito útil, testei na última versão no windows e continua funcionando

    ResponderExcluir