sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Conectado o seu celular com o computador pelo Wi-Fi


Para que tem um celular tipo Smartphone com Android e o mesmo tem Wi-Fi um ótimo App é AirDroid que permite acessar o conteúdo do mesmo via navegador web sem precisar do programa do fabricante do celular instalado no computador, podendo ser executado com qualquer sistema operacional.
O requerimento é ter instalado no navegador o plug-in java, flash player e plug-in multimídia para isto. Você também deve de um computador com roteador Wi-Fi instalado, podendo transferir arquivos de qualquer computador e celular deste que ambos estejam na mesma rede.

O AirDroid permite Editar e adicionar novos contatos, acessar o registro de chamadas, ver imagens, reprodução de vídeos e mp3, transferência de arquivos entre o celular e o computador e vice-versa e muito mais.
Um recurso interessante é o ícone Aplicativos que permite fazer o download dos arquivos .apk pra o computador dos programas baixados do google play no celular, servindo assim de backup dos mesmos, podendo instalar estes arquivos .apk sem precisar baixar de novo do google play e  transferindo estes arquivos para outros celulares ou tablet e depois instalar neles.

Nota:
O AirDroid também pode ser utilizado em tablet mesmo que este não possua chip de celular, para transferência de arquivos, ver imagens ou reprodução de vídeos e mp3.


Vantagem do Wi-Fi

Uma grande vantagem do Wi-Fi é que a transferência de arquivos é muito mais rápida do que pelo bluetooth, por exemplo um arquivo único de 680 MB levou 4 minutos do computador para o celular, enquanto um arquivo de 3.2 MB pelo bluetooth levou 3 minutos.

Usando o AirDroid

Inicie o AirDroid no celular, será exibido um IP, algo como 192.168.1.101:8888 e digite este IP na barra de url do navegador: http://192.168.1.101:8888

Alterne para o celular e aceite o pedido para ser conectar

Na tela do celular será exibido o IP local do computador conectado, que neste exemplo é: 192.168.1.102



Enviando arquivos do celular para o computador

Clique no ícone Arquivos, navegue até a pasta desejada, selecione o arquivo com mouse e clique no botão Download, na barra de ferramentas abaixo da barra de títulos da janela. O download será salvo na pasta padrão usada pelo seu navegador configurada para download.

Caso você selecionar mais de uma arquivos o AiDroid empacota automaticamente todos eles dentro de um único pacote zip ao clicar no botão Download (para selecionar mais de um arquivo mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto tiver selecionando os outros arquivos) .

Enviado arquivos do computador para o celular

Em Upload para: SD Card/airdroid/upload

Clique no botão Selecionar arquivos, navegue até a pasta desejada, selecione o arquivo e clique em Abrir para começar o upload. O upload somente funciona com um arquivo por vez e o mesmo será salvo na pasta /storage/sdcard0/airdroid/upload da memória interna do celular.




Abaixo a tela do ícone Aplicativos, dos Apps que foram baixado do google play







2 comentários: