terça-feira, 12 de novembro de 2013

Copiar e colar no terminal XTerm


Para aqueles que gostam do terminal do XTerm, mas sente falta do recurso de copiar e colar, mostrarei como habilitar a copia e cola no xterm, fazendo com que ele se comunique com a área de transferência (clipboard) do X.

Você deve criar o arquivo  .Xdefaults no seu HOME ou editar o mesmo caso já exista e insira as seguintes linhas no final do mesmo.


Xterm*VT100.selectToClipboard: true
Xterm*VT100.translations: #override \
Shift<BtnUp>: select-end(CLIPBOARD) \n\


Salve e atualize a base de dados do X com o comando:

$ xrdb -merge ~/.Xdefaults

Para copiar do xterm para área de transferência  selecione o texto com o mouse, e na aplicação desejada clique com o botão do meio para colar o texto vindo do xterm que pode ser tanto um processador de texto, um editor de texto ASCII gráfico ou de console ou diretamente na linha de comando em outra janela de terminal xterm, rxvt ou xfce4-terminal.

Para copiar do processador de texto ou editor de texto gráfico selecione o texto com o mouse (não precisa usar o CTRL + C), e na janela de xterm direto na linha de comando ou num editor de terminal como o nano ou vi, clique usando o botão do meio para colar.

Notas gerais:
Na falta do botão do meio do mouse (ou rodinha scroll) você pode colar usando a combinação de teclas <Shift> + <Insert>, mas este recurso só funciona entre janelas de terminal, ou usando editores feito para o terminal como o nano, vi, mcedit e outros.

No editor pra terminal mcedit ou nano a colagem com o mouse somente funcionará se estiver desabilitado o uso do mouse nesses editores, ou use a combinação <Shift> + <Insert> para colar.

A combinação de teclas CTRL + V não funciona para colar texto vindo de janelas de terminal.

Caso a simples seleção com o mouse não funcionar para copiar o texto, dependendo da configuração padrão do xterm, mantenha pressionada a tecla  <Shift> e selecione o texto a copiar.

Mais detalhes:
$ man X
$ man xterm

Para isto ficar disponível para qualquer usuário do sistema, basta editar o arquivo /etc/X11/app-defaults/XTerm e acrescentar as linhas mencionadas acima.

2 comentários:

  1. boa noite, usando o mobaxterm, gostaria de saber como posso fazer transferencias de arquivos de textos de um certo documento e preencher outro formulario tambem em formato de world.
    ex: recebo 40 documentos com aproximadamente 25 linhas cada um preenchidos, desses 40 documentos que recebo tenho que transferir algumas informaçoes para o novo formato. (NO MEMENTO ESTOU COPIANDO E COLANDO INDIVIDUALMENTE ESSES ITENS). eu tinha esse programa no moba, porem foi deletado. agradeço se puder dar uma ideia

    ResponderExcluir