terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Controle o VLC Media Player remotamente com seu Smartphone

Para controlar o seu vlc do computador remotamente usando um Smartphone com Android via Wi-Fi, não é necessário instalar nenhum app para isto, basta executar o vlc no computador e usar o navegador web do celular (necessário ter um roteador wireless).

No vlc acesse o menu Ferramentas/Preferências, na parte inferior em Exibir Configurações, marque Detalhado. Agora localize Interfaces principais e marque a opção Web para habilitar o layout web do vlc e depois clique no botão Salvar.




Agora outra configuração importante é a configuração do IP do seu celular para que o vlc possa ser controlado remotamente.

Para descobrir o IP local do Smartphone, acesse Configurações/Wi-Fi, pressione o dedo sobre o nome da sua rede conectada para exibir informações, no qual aparecerá o IP do Smartphone.


Para plataforma Linux:

Editar o arquivo /usr/share/vlc/lua/http/.hosts com um editor de texto ASCII de sua preferência.

Abaixo da última  linha  do arquivo (#0.0.0.0/0) coloque um comentário como #meu celular e depois abaixo da mesma o IP do seu celular.

#0.0.0.0/0
#meu celular
192.168.1.101

Salve o arquivo e reinicie o vlc caso o mesmo estava aberto.

Agora no computador execute o vlc, abra um arquivo de música, ou uma playlist de música, um vídeo ou então uma pasta somente de mp3s ou vídeos.

No Smartphone abra o navegador web e digite o IP local do computador seguindo por :8080.
Irá aparecer botões de controle para o vlc, podendo pausar, parar, avançar pra o próximo arquivo (somente se for aberto uma playlist de música pelo vlc do computador ou aberto uma pasta com arquivos de música ou vídeos) e outros botões. Você também pode abrir um arquivo do computador pela interface web do Smartphone, mas terá sempre que navegar a partir do seu HOME, até o local que está o arquivo toda vez quando utilizado este método, para abrir outro arquivo.


Usando o Smartphone para controle o vlc remotamente é muito útil se você costuma escutar mp3s pelo computador não estando sentado na frente do mesmo ou para assistir filmes e vídeos baixados estando bem longe da tela do computador.


Nota:
Para funcionar o acesso ao vlc remotamente, o seu firewall deve está desabilitado ou então crie uma regra para permitir o acesso pela porta 8080.

Para quem usa o ufw em linha de comando, para liberar a porta 8080 tcp.

# ufw allow 8080/tcp

Dicas extras:

Se você tem mais de um computador em casa, e também utiliza tablet, além do Smartphone, coloque mais de uma linha de IP no arquivo /usr/share/vlc/lua/http/.hosts já que conforme a ordem de ligamento dos dispositivos poderá o Smartphone ter outro IP diferente.

Exemplo:
#meu celular
192.168.1.101
192.168.1.102
192.168.1.103


Se você tiver 4 dispositivos os IPs sempre se alternará entre estes para o Smartphone, já que o primeiro computador ligado terá o IP 192.168.1.100 (faixa de IPs gerados para roteador wireless com IP 192.168.1.1).

Na foto abaixo a interface web do vlc pelo Smartphone que é um pouco diferente quando executada no seu próprio computador quando o mesmo está em execução.


 
Se a configuração foi feita corretamente no vlc e o mesmo estiver em execução, você deverá conseguir executar a interface web do vlc no seu computador local digitando a url http://localhost:8080/

Nenhum comentário:

Postar um comentário