quinta-feira, 3 de julho de 2014

Reiniciando com CTRL+ALT+DEL em qualquer distro Linux

Em algumas distros atuais ou gerenciadores de janelas a combinação de teclas CTRL+ALT+DEL não funciona mais por padrão para reiniciar o computador e muitas vezes achar o arquivo de configuração ou a opção para habilitar no gerenciador de janelas poder ser difícil ou não existir no mesmo nas configurações do Teclado ou em outra parte qualquer, mas um método bem fácil para usar o referido atalho de teclas é criar um atalho de teclado para o comando shutdown usando a aplicação nativa do seu gerenciador de janelas ou instalando um aplicativo separado para isto como o xbindkeys ou outro de sua preferencia.
Um detalhe importante é que a combinação de teclas CTRL+ALT+DEL em algumas distros é utilizada para executar a proteção de tela ou chamar a lista de tarefas, devendo antes alterar o referido atalho no seu gerenciador de janelas.

Procedimentos com o xbindkeys

Como root ou usando o sudo
Instale o pacote xbindkeys usando o gerenciador de pacotes da sua distro.

Editar o arquivo /etc/sudoers e coloque a seguinte linha:
seulogin ALL=NOPASSWD:/sbin/shutdown

Como user
Em uma janela de terminal faça:

$ xbindkeys --defaults > /home/seulogin/.xbindkeysrc

$ xbindkeys -k (acione as teclas CTRL+ALT+DEL)

Press combination of keys or/and click under the window.
You can use one of the two lines after "NoCommand"
in $HOME/.xbindkeysrc to bind a key.
"(Scheme function)"
m:0x1c + c:119
Control+Alt+Mod2 + Delete

Copie as 3 últimas linhas em azul e edite o arquivo ~/.xbindkeysrc colando as mesmas no final.
Apague a parte (Scheme function) deixando apenas as aspas duplas e coloque o comando desejado para o atalho de teclado dentro da mesma, conforme o exemplo abaixo.

# Reiniciar o computador (comentário para o atalho criado)
"sudo shutdown -r now"
m:0x1c + c:119
Control+Alt+Mod2 + Delete

Para entrar em efeito a nova tecla de atalho adicionado ao arquivo será necessário matar o processo atual do xbindkeys e iniciar novamente.

$ killall xbindkeys
$ xbindkeys

Pronto.

Agora quando você acionar a tradicional combinação de teclas CTRL+ALT+DEL o computador será reiniciado de imediato sem aviso ou perguntas.

Notas
Quando for criar um novo atalho de teclas para um comando execute sempre xbindkeys -k e depois acione as teclas desejada para o atalho, após repita os outros passos acima.

Para que as teclas configuradas funcione, o comando xbindkeys deve iniciar automaticamente junto como o seu gerenciador de janelas o que normalmente é o padrão, devendo verificar isso usando o comando ps xa em uma janela de terminal no próximo boot. Caso o xbindkeys não estiver sendo executado, você deverá configurar no seu gerenciador de janelas para o mesmo iniciar junto.

Para ajuda: man xbindkeys  ou xbindkeys -h

Nenhum comentário:

Postar um comentário