segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Instalando o leitor de smart card nonus e utilizando com o Banrisul



Este smart card é compatível com o GNU/Linux deste que seja instalado o driver proprietário do leitor pois sem ele o mesmo não funcionará.


Notas:
Você deve ter também instalado no seu sistema os pacotes pcscd e libccid.

O driver requer que o PCSCLITE tenha sido compilado com libusb. Se o PCSCLITE foi compilado com libhal, o driver não funcionará.

Descompacte o pacote baixado, e acesse a pasta EZUSB_Linux, onde existirá outros dois pacotes, um para sistema de 32 bits e outro para 64 bits, devendo descompactar o que for de acordo com a sua arquitetura, sendo utilizado nesta dica o da arquitetura de 32 bits.
$ unzip EZUSB_Linux_x86_v1.5.3.zip

$ cd /EZUSB_Linux/EZUSB_Linux_x86_v1.5.3/driver_ezusb_v1.5.3

Nas próximas etapas torna-se root ou use o sudo.

# chmod +x check_env
# ./check_env
pcsc-lite version 1.8.5.
Copyright (C) 1999-2002 by David Corcoran <corcoran@linuxnet.com>.
Copyright (C) 2001-2011 by Ludovic Rousseau <ludovic.rousseau@free.fr>.
Copyright (C) 2003-2004 by Damien Sauveron <sauveron@labri.fr>.
Report bugs to <muscle@lists.musclecard.com>.
Enabled features: Linux i686-pc-linux-gnu serial usb libudev usbdropdir=/usr/lib/pcsc/drivers ipcdir=/var/run/pcscd configdir=/etc/reader.conf.d
PC/SC Daemon Ready!
/dev/bus/usb Detected
USB Device File System Ready!
Found PC/SC Driver Location - /usr/lib/pcsc
Environment Check OK!

# ./install
/dev/bus/usb Detected
USB Device File System Ready!
PC/SC Daemon Found!
PC/SC Driver Location - /usr/lib/pcsc
Copy ./drivers to /usr/lib/pcsc Success
Reader Installation Successfully!
Please reboot your system.

Reinicie o computador.

Testando se o driver está funcionando

No pacote que foi descompactado anteriormente vem um programa para testar se o driver está funcionando corretamente (não precisa copilar)
Acesse a pasta onde foi descompactado o driver utilizado, no meu caso:
/caminho/EZUSB_Linux/EZUSB_Linux_x86_v1.5.3/mifdtest e execute o comando mifdtest.

# ./mifdtest
Manufacturer PC/SC IFD Test
Version : 1.1
Release Date : Feb 17, 2005
-----corte das linhas de inserções----

Notas:

Você deve inserir 3x seguidas o cartão com chip na leitora sem ter cancelado o comando acima, após isto no final tem que ser exibido:
All Parts Test Successfully se em todas inserções do cartão o driver funcionou perfeito.


Ativando o seu cartão com chip do Banrisul

Antes do mais nada você deverá ir primeiro a uma agência e fazer a sua senha adicional de 3 letras no terminal de autoatendimento para usar na ativação do cartão com chip na instalação do mesmo e para alguns tipos de serviços.
Caso você também não tenha a senha numérica de 6 dígitos de internet deverá criar uma também no terminal de autoatendimento.

É necessário que se tenha instalado o java da Oracle para utilizar o Home Banking.

Um problema que ocorreu durante o processo de ativação do cartão no Banrisul é que quase no final do processo é exibido sempre o seguinte erro no navegador Firefox abaixo da barra de url: O Plugin Java travou e não tendo como ativar o cartão tendo que finalizar a janela atual travada ou o Firefox, no qual ocorreu o mesmo problema em 3 tentativas feitas.

A solução para o problema do O Plugin Java travou é executar o comando jcontrol e na Guia Segurança, em Nível de Segurança, deslize a barra para Médio, clique em Aplicar e OK. Feche o navegador Firefox e inicio o mesmo de novo caso o mesmo estava em execução.

Acesse o site do Banrisul e clique em Home Banking, depois clique em Acessar à conta com Cartão, desta vez o plugin java não travará no final, no qual você conseguirá clicar em Ativar. Após ativado o cartão e concluído todas as etapas no Banco, execute o jcontrol novamente seguindo os passos anteriormente e deslize novamente agora para Alto, pois agora não haverá mais travamento do plugin já que o cartão foi ativado podendo o mesmo ser usando normalmente para acessar sua conta.

Notas:
Se você não configurou as variáveis do ambiente java ou não criou links para os executáveis do mesmo e não existe um atalho no menu de programa, você deverá acessar o caminho manualmente em uma janela de terminal a onde está instalado o java como exemplo /usr/lib/jre-versão/bin e executar ./jcontrol (faça como seu usuário normal)

Utilizado
Java 1.7 update 67
Firefox 30.0
Sistema Xubuntu 12.10 32 bits






Um comentário:

  1. Olá, teu tutorial foi muito bom, porém na parte de mifdtest dá erro na segunda parte, "Part B: Card Connect/Disconnect" nessa parte do teste dá falha. ao testar com a leitora da gemalto funciona normalmente. Saberia responder se falta instalar alguma outra coisa?

    ResponderExcluir