domingo, 4 de janeiro de 2015

Usando o sudo no Mageia

Por padrão  no Mageia não vem com o sudo habilitado para usar com o usuário comum para ter poderes de root. Então vamos configurar o sudo para ser utilizado por um usuário do sistema, usando uma configuração simples.
Se o comando sudo não estiver instalado, como root em um terminal faça:

# urpmi sudo
  
Ainda como root, abra o arquivo /etc/sudoers usando um editor de texto ASCII como o mousepad ou gedit.

No final do arquivo coloque a seguinte linha, onde você deve substituir a palavra usuário pelo nome de login do seu usuário comum.

usuário    ALL=(ALL)    ALL

Salve o arquivo e feche o terminal.

Agora, para instalar algum programa, editar um algum arquivo de configuração ou executar algum programa com privilégios de root e só inicia sempre com sudo programa em uma janela de terminal digitando a senha do usuário configurado no arquivo /etc/sudoers.

Exemplos:
$ sudo mousepad /etc/fstab
$ sudo drakconf

Notas:
A execução do comando sudo no terminal somente funcionará para o usuário configurado digitando a senha do mesmo. Ao utilizar programas gráficos a partir do seu menu de programas que requerer privilégios de root, você deverá digitar a senha de root.

Ao usar o sudo no terminal para lançar um programa com poderes de root, após você sair deste programa e deixar o mesmo terminal aberto no espaço de 5 minutos você poderá lançar outros programas usando o sudo sem precisar digitar a sua senha de usuário, após este tempo deve deverá digita-la novamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário