quarta-feira, 1 de julho de 2015

Game Torre de Hanói


O game Torre de Hanói foi inventado pelo matemático francês Édouard Lucas em 1831 baseado em uma antiga lenda para criar o jogo e seu nome foi inspirado na torre símbolo da cidade de Hanói, no Vietnã. 

Torre de Hanói é um game do tipo quebra-cabeça onde você deve mover todos os discos do pino 1 um para o pino 3 sem nunca colocar um disco maior em cima do menor, utilizando o pino 2 como intermediário e sendo que apenas pode ser movido um disco por vez. 
O game utiliza no mínimo 3 discos podendo utilizar até 12 discos ou mais dependendo do fabricante do brinquedo ou game de computador e todos os movimentos mínimos para concluir o game sem erros de movimentos podem ser calculados facilmente pela potenciação com menos um. 
O game testa a sua capacidade de raciocínio, memorização e também sua paciência, apesar de o mesmo ter apenas uma regra bem simples de nunca um disco maior pode ficar em cima do menor é um game de estratégia também, pois para concluir o game no número de movimentos mínimos de acordo com a quantidade de discos utilizada, você deve calcular cada movimento antecipado para evitar erros, que na minha opinião deve ser mais fácil para que é expert em xadrez, apesar de não haver limites de movimento para concluir o game. 

Níveis de dificuldade do game conforme a quantidade de disco na minha opinião: 

3 a 5 discos = fácil 
6 a 8 discos = difícil 
9 em diante = muito difícil 

Você encontra o game Torre de Hanói para Android, para computador, em sites de jogos em flash para jogar pelo navegador e também existem ainda brinquedos de madeira do Torre de Hanói a venda pela Internet. 

Cálculos de movimento mínimo da Torre de Hanói conforme número de discos 

Fórmula 

M=2^n-1=resultado 

Onde M = movimentos mínimos para terminar o jogo sem cometer nenhum erro de movimento .

Exemplos com 4 discos 

2⁴-1=15   (2x2x2x2 = 16-1 = 15) 

A base é sempre 2 não importa o número de discos. 

Exemplos 

3 discos: 2^3-1=7 
4 discos: 2^4-1=15 
5 discos: 2^5-1=31 
6 discos: 2^6-1=63 
7 discos: 2^7-1=127 
8 discos: 2^8-1=255 
9 discos: 2^9-1=511 

Resumindo para cada disco a mais adicionado será o dobro de movimentos do anterior. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário