quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Acessando os arquivos do Moto E 2ª edição pelo MTP no GNU/Linux

Mesmo tendo o pacote MTP e outros relativos ao MTP, a montagem não funcionava pelo cabo usb seja por modo gráfico ou linha de comando, apesar de o dispositivo do celular ser reconhecido e listando em Dispositivos no Thunar com o nome do mesmo; mas ao clicar no dispositivo listado o mesmo não montava, exibindo um erro com algo parecido o MTP não existe, coisa que funciona com outros dois celulares de modelos diferente da marca Samsung com Android.

A solução é bem simples:

Abra uma janela de terminal, e conecte o seu celular pelo cabo usb com a tela desbloqueada e depois execute o comando mtp-detect. 

$ sudo mtp-detect 
Unable to open ~/.mtpz-data for reading, MTPZ disabled.libmtp version: 1.1.6 

Listing raw device(s) 
Device 0 (VID=22b8 and PID=2e82) is UNKNOWN. 
Please report this VID/PID and the device model to the libmtp development team 
   Found 1 device(s): 
   22b8:2e82 @ bus 5, dev 2 
---------corte-------- 

Da saída do comando acima o que nos interessa e a parte: 22b8:2e82 (respectivamente idVendor e idProduct).

Nota: 
O idVendor "22b8" e o padrão da marca Motorola em todos os modelos da mesma, o que varia e o idProduct que será utilizado em tal modelo específico, onde você poderá constatar isto visualizando o arquivo  /lib/udev/rules.d/69-libmtp.rules, sendo que não existe o idProduct 2e82 do Moto E, onde criei uma linha para o mesmo seguindo o modelo das outras e reiniciei o serviço do udev mas continuou não funcionando a montagem pelo MTP, então excluir a linha adicionada neste arquivo restaurando para a configuração original e resolvi fazer de forma diferente conforme abaixo. 


Resolvendo o problema: 

Crie o arquivo /etc/udev/rules.d/51-android.rules com o conteúdo abaixo usando um editor de texto ASCII puro e sem quebra de linha de toda a linha SUBSYSTEM.

# Moto E 2ª edição
SUBSYSTEM=="usb", ATTR{idVendor}=="22b8", ATTR{idProduct}=="2e82", MODE="0666", GROUP="plugdev" 

Depois faça: 
$ sudo chmod a+r 51-android.rules 

Nota: 
Seu nome de usuário deve está no grupo plugdev do arquivo /etc/group. 
Reinicie o computador e conecte o celular pelo cabo usb, sendo que no meu caso foi utilizado o gerenciador de arquivos Thunar para acessar o celular, tanto a memória interna quando o micro cartão SD. 

Este mesmo procedimento deve funcionar pra qualquer marca e modelo de celular ou tablet, deste que a marca e o idVendor da mesma esteja no arquivo /lib/udev/rules.d/69-libmtp.rules na configuração original deste arquivo, mas não precisa necessariamente constar o modelo do seu, sendo assim não terá o idProduct do seu dispositivo neste arquivo, já que sempre estão surgindo novos  modelos todo ano da mesma marca.

Na foto abaixa a montagem via MTP funcionando pelo gerenciador de arquivos Thunar, basta agora clicar em Cartão SD para acessar o micro cartão SD removível ou Interno para acessar o armazenamento interno do celular.



Procedimentos realizado no Salix 14.1 32 bits. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário