segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Acessar compartilhamento de pastas remotas windows facilmente pelo IP

Na sua distro GNU/Linux se o firewall estando ativo impede a resoluções de nomes da sua rede local mesmo com todas as portas abertas utilizadas pelo samba, mdns e Domain em ambos protocolos tcp e udp, não conseguindo de forma alguma listar ou  montar compartilhamentos pelo hostname de pastas windows seja diretamente pelos comandos do samba,  gvfs ou qualquer gerenciador de arquivos gráfico com suporta a rede, funcionando o acesso aos mesmos somente pelo IP, como descobrir facilmente o IP que tal computador está utilizando numa rede com IPs dinâmico pra acessar as pastas remotas ?

Todo computador seja GNU/Linux ou Windows que compartilha pastas na rede, está rodando um servidor de nomes NetBIOS e para saber o IP dos computadores da rede com o respectivo hostname dos mesmos no GNU/Linux use o comando nbtscan com a faixa de range de IPs da sua rede local. 

$  nbtscan 192.168.1.0/24 

Nota: 
Se você tiver utilizando um notebook ou computadores desktop com adaptador WI-FI você deve especificar um tempo de duração maior da pesquisa para o nbtscan utilizando o flag -T pois o tempo padrão de 2 segundos pode retornar com nenhum resultado, devido à instabilidade do sinal do seu roteador WI-FI, do seu dispositivo WI-FI ou distância do roteador. 

$  nbtscan -T 5 192.168.1.0/24 


Criando um atalho prático no seu Desktop 

Primeiro crie o script zfindnetbiosname em /usr/local/bin com permissão 755 do chmod com o conteúdo abaixo: 

zenity --info --text "Será iniciado a pesquisa por NetBios Name, aguarde alguns segundos depois de clicado em OK." 
nbtscan -T 5 192.168.1.0/24 >>  /tmp/findnetbiosname 
zenity --title "Retorno da pesquisa por NetBios Name" --text-info --filename=/tmp/findnetbiosname --width 540 --height 250 
rm  /tmp/findnetbiosname 


Agora no seu Desktop (Área de Trabalho), clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Criar lançador... 

Em:
Nome: Digite um nome para o lançador. 
Comentário: Um comentário do que o lançador faz. 
Comando: O nome do script. 
Diretório de Trabalho: O caminho onde se encontra o script. 
Ícone: Escolha um ícone para o lançador. 



Acessando os compartilhamentos de pastas remota

Execute o lançador criado, e na janela de retorno copie o IP listado do micro desejado usando o mouse, depois acesse o gerenciador de arquivos Thunar e na barra de url digite smb:// cole o IP e tecle Enter; ao exibir as pastas compartilhadas do micro remoto, de um duplo clique na desejada para ganhar acesso a mesma. 


Telas


Na tela acima o micro de IP 192.168.1.100 que faz parte do grupo de trabalho casa cujo nome do computador é gustavo está compartilhando pasta(s) window na rede local.



Aqui vemos que o micro gustavo está compartilhando 5 pastas na rede local, basta dar um duplo clique na desejada para acessar os arquivos da mesma.

Notas Gerais :
Outras distros poderão acessar o seu computador normalmente pelo hostname mesmo que você não consiga acessar as mesmas pelo hostname. 

No caso de você possuir a mesma distro ou outra diferente que apresenta este problema com o firewall ativo use o comando nbtscan em todas elas para saber qual é o IP de determinado computador que tem tal hostname. 

As portas do samba, mdns e Domain devem está abertas no firewall e o nome do seu computador deve está configurado no arquivo /etc/samba/smb.conf.

Procedimentos realizados no Salix14.1 32 e 64 bits usando o desktop Xfce em uma pequena rede doméstica de 4 computadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário