segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Compartilhando a internet do celular com o computador pelo usb no GNU/Linux

Caso o seu provedor de internet de banda larga fique fora do ar por algum motivo técnico, ou você estiver em algum lugar com seu notebook que não tenha internet WI-FI livre por perto, você pode utilizar o seu celular para compartilhar a internet conectando o mesmo pelo cabo usb ao computador.

Primeiro conecte o seu celular com cabo usb ao computador, depois no celular pressione o ícone Aplicativos, depois escolha Configurar, pressione Mais, pressione Roteador WI-FI e, por fim, pressione Vínculo por USB (tethering).


No computador

Agora em uma janela de terminal vamos ver qual será a placa de rede atribuída ao celular executando o comando abaixo:

$ ifconfig -a

usb0: flags=4098<BROADCAST,MULTICAST>  mtu 1500
        ether 02:03:08:07:0b:03  txqueuelen 1000  (Ethernet)
        RX packets 0  bytes 0 (0.0 B)
        RX errors 0  dropped 0  overruns 0  frame 0
        TX packets 0  bytes 0 (0.0 B)
        TX errors 0  dropped 0 overruns 0  carrier 0  collisions 0


Como vemos o nome da placa de rede virtual é usb0, agora devemos subir a mesma com o comando abaixo.

$ sudo ifconfig usb0 up

No próximo passo será usando Wicd que é um programa gráfico para configurar rede cabeada e WI-FI, podendo ser utilizando também o NetworkManager ou outro programa com a mesma função apenas os passos serão diferentes.

No Wicd acesse Preferências/Configurações Gerais e em Interface com fios apague a atual que tiver configurada e digite usb0 depois clique em OK, e ao voltar para a tela inicial clique em Atualizar, depois estando selecionado Wired-default clique no botão Conectar e Pronto.

Agora você acessa a internet compartilhada pelo seu celular a partir do computador, podendo navegar tanto no celular como no computador.



Notas:
Ao ativar a opção  Vínculo por USB (tethering) do celular você não poderá transferir arquivos entre o celular e o computador e vice-versa pelo mtp pois o mesmo fica indisponível no seu gerenciador de arquivos, até que você desligue esta opção.

O nome e o caminho da opção Vínculo por USB (tethering) poderá variar conforme a versão do seu Android ou personalização do fabricante do celular. 

Procedimentos realizados no Moto E 2ª geração com Android  Lollipop 5.0 no Salix 14.1.

Um comentário:

  1. Olá, o meu moto E4 plus sempre o "botão" de ativar desativa automaticamente no linux... ele ativa e desativa na mesma hora (eu consigo usando uma gambiarra, eu aperto e seguro pra ele ativar, e antes de soltar o dedo da opção eu bloqueio a tela kkk aí funciona, já no Ruwindows funciona normal... sabe me dizer se é alguma configuração??) grato!


    Edivaldo Martins - Desenvolvedor web.

    ResponderExcluir