quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Instalando o tema Windows 10 em qualquer distro Linux

Se você gosta do visual e dos ícones do Windows 10, você pode instalar um pacote de tema que deixará o seu desktop com uma aparência parecida e similar ao do Windows 10 baixando um pacote de tema para isto.
O procedimento foi realizado na distro Slackware de 32 bits no desktop Lxde, mas pode ser feita em qualquer outra distro e o tema também pode ser aplicado nos desktop Xfce, Mate, Gnome e outros, utilizando os comandos 7z e tar para descompactar o pacote .deb  caso você não use Ubuntu, Debian ou derivados dos mesmos pois como o pacote .deb não é um arquivo executável de programa, pode ser descompactado em sistema de 32 bits.
O referido pacote .deb contem o tema Windows 10 na variante Dark e Light e os ícones necessários tudo no mesmo pacote.

Para download do pacote, no terminal execute o comando abaixo:

$ wget https://github.com/Elbullazul/Windows-10/releases/download/v0.9.6/windows-10-tp_0.9-6.amd64.deb

Descompactado
$ 7z x windows-10-tp_0.9-6.amd64.deb

Foi extraído o pacote data.tar.

Tipo de instalação

Instalação global

Neste tipo de instalação o tema será instalado em  /usr/share/themes e /usr/share/icons onde ficará disponível para todos os usuários.

Instalação usuário

Neste tipo de instalação o tema e os ícones somente ficam disponível no HOME do usuário, sendo utilizado os diretórios ~/.themes e ~/.icons.
Se os diretórios ~/.themes e ~/.icons não existir no seu HOME, basta criar os mesmos usando o comando mkdir no terminal (mkdir .themes e mkdir .icons)

Instalação dos temas

Para instalação global faça:

$ sudo tar -xvf data.tar -C /

Para instalação usuário faça:

$ tar -xfv data.tar (foi criado o diretório usr/)
$ cd usr/share/themes 
$ cp -vr "Windows 10 Dark"/ "Windows 10 Light"/ ~/.themes/   

Instalação dos ícones 

$ cd usr/share/icons/
$ cp -vr "Windows 10 Icons"/ ~/.icons/   

Após copiado os diretórios do tema e ícones você pode deletar o diretório usr/ criado pela descompactação do pacote data.tar que está "dentro do seu HOME", com o comando abaixo se o pacote baixado foi salvo no seu diretório HOME.

$ rm -rv usr/

Aplicando o tema ao seu desktop

O procedimento abaixo foi realizado no desktop Lxde, sendo similar em outros desktops, como Mate, Xfce, Cinnamon etc..., apenas mudará a forma e os nomes dos itens ou caminho no menu de programa.

Ativando o tema, ir em menu "Preferências/Personalizar visual", na aba "Widget", escolha entre "Windows 10 Dark" ou
"Windows 10 Light".

Ativando os ícones, ir em menu "Preferências/Personalizar visual", na aba "Tema de ícones", escolha "Windows 10".

Pronto, clique no botão Aplicar.

Alterando o botão Iniciar e o papel de parede para o do Windows 10

Caminho do botão Iniciar e do papel de parede estilo Windows 10.

Botão do menu Iniciar fica em caminho/Windows 10 Light/gtk-2.0/menu.png
Papel de parede fica em caminho/Windows 10 Light/wallpaper.jpg

Substitua sempre o caminho a onde você instalou o tema, se foi em /usr/share/themes ou ~/.themes.

Para trocar o ícone do botão Iniciar do Lxde, clique com o botão direito em cima do menu Iniciar, escolha "Configurações do menu", navegue até caminho/Windows 10 Light/gtk-2.0/menu.png e depois clique em Fechar.

Trocar o papel de parede, clique com o botão direito do mouse no desktop, e escolha "Preferências da área de trabalho" na aba "Aparência", em "Papel de parede", clique no botão navegar e acesse caminho/Windows 10 Light/gtk-2.0/menu.png e clique em Abrir, depois Fechar.

Telas





Observações:
O pacote de tema Windows 10 baixado deixa o seu Linux com um visual parecido ao Windows 10 e não totalmente ao estilo do Windows 10 pois está limitado as características visuais do seu gestor de janelas, não incluindo tela de login e outros aspectos visuais, servindo para agradar aqueles usuários iniciantes vindo do Windows ou por gosto pessoal mesmo que você seja um usuário adepto do Linux, pois os ícones do Windows 10 não deixam de ser bonitos só porque é similar aos do Windows, e constituindo também mais uma opção de ícones diferentes para quem gosta de mudar frequentemente o visual do desktop.


Fonte de referência: https://www.2daygeek.com


2 comentários:

  1. Eu sigo seu canal a pelo menos uns dois anos, recentemente deixei de usar o Slack devido ao kernel de baixa latência que é bastante útil para tocar musicas ao vivo. E nunca consegui fazer funcionar no Slack. Minha Pegunta, tem como atualizar ou compilar um kernel low latency no Slackware x64 sem dar break (kernel panic)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto não poder ajudar neste caso, pois nunca compilei um kernel.

      Excluir