terça-feira, 2 de abril de 2013

Tirando screenshot de vídeos no Linux


Mplayer 

$ mplayer -vf screenshot video.avi

Durante a reprodução você deve teclar a tecla < s > (minusculo), onde o screenshot sairá no mesma pasta da onde está sendo reproduzido o vídeo (disco rígido, pendrive ou cartão de memória).

Você pode tirar vários screenshot durante a reprodução, pois será atribuído um número sequencial ao nome do arquivo sem regravar o arquivo existente e também poderá finalizar o vídeo e abrir outro vídeo novamente pra tirar mais screenshot que ele continuar a sequencia de nomes de arquivos das fotos tiradas se as mesmas ainda tiver na mesma pasta.

Abaixo exemplo dos nomes dos arquivos dos screenshot:

shot0001.png
shot0002.png
shot0003.png
shot0004.png

Se você finalizou a reprodução e voltou a continuar a reproduzir o vídeo, o próximo screenshot será shot0005.png caso os anteriores ainda continuam na mesma pasta.

Tecla < S > (maiúsculo)

Serve pra tirar screenshot indefinitivamente durante toda a reprodução do vídeo, para encerrar os screenshot terá que finalizar o vídeo.
Em apenas 3 segundos você pode ter 100 ou mais screenshot do vídeo em reprodução.

Nota:
Você pode tirar screenshot com o vídeo em pausa, para ter certeza que é a cena desejada, então tecle < s > para tirar o screenshot e a reprodução do vídeo continuara neste momento.
O tamanho da imagem do screenshot é do mesmo tamanho de tela em que o vídeo foi criado.

Como habilitar o recurso do screenshot como padrão no mplayer ?

Você deve editar o arquivo ~/.mplayer/config e colocar a linha vf=screenshot

# Write your default config options here!
vf=dsize=4/3
osdlevel=3
vf=screenshot

Se existir a linha vf=dsize=4/3 no arquivo config a linha vf=screenshot deverá ser sempre abaixo desta para que o screenshot funciona, caso a linha vf=screenshot fique acima da citada o screenshot não funcionará.

Screenshot da reprodução de filme em DVD

Neste caso o screenshot será salvo no seu HOME, porque você não está reproduzido diretamente um arquivo de vídeo.

Nota:
O screenshot não funciona com vídeos gravados reproduzido a partir de mídia óptica usada como mídia de dados, já que a mídia é somente leitura (CD, DVD e Blu-Ray).


Gnome Mplayer 

Para que o screenshot funcione primeiro temo que configurar o arquivo ~/.mplayer/config e colocar a linha vf=screenshot

Execute o Gnome Mplayer e abra o vídeo e para tirar um screenshot ir no menu Editar/Captura de Tela ou use o atalho de teclado Ctrl + T.
Os screenshots tirado são salvo em seu HOME, independente da localização do arquivo do vídeo.
É utilizando os mesmos de nome de arquivos do mplayer de linha de comando, continuado a sequencia de número do último screenshot tirado caso ainda esteja na mesma pasta, quando você abrir de novo qualquer vídeo pra reprodução e tirar um screenshot.

Observações:

Você pode também configurar a opção para screenshot dentro do Gnome Mplayer sem precisar editar o arquivo ~/.mplayer/config indo no menu Editar/Preferencias, na guia Mplayer em Opções Extras para Mplayer coloque a seguinte linha na forma exata sem o sinal de igual:  -vf screenshot

Neste caso com a configuração feita dentro do Gnome Mplayer, os screenshots serão salvo na pasta onde está localizado o vídeo

Ao reproduzir um filme em DVD, os screenshot são salvo em seu HOME, e vídeos gravados reproduzido a partir de mídia óptica (CD, DVD e Blu-Ray) usada como mídia de dados o screenshot não funcionará, já que a mídia é somente leitura.


VLC 

Com o vídeo em reprodução, para tirar o screenshot, ir no menu Video/Captura de tela, que o screenshot será tirado é salvo na pasta ~/Imagens.
Para não se perder na cena desejada o melhor é pausar o vídeo na cena desejada e depois ir no menu Video/Captura de tela para tirar o screenshot com o vídeo pausado.
Você também pode acionar as teclas de atalho <SHIFT> + <S> para tirar o screenshot.

Formato de nome do arquivo do screenshot tirado pelo vlc: vlcsnap-2013-03-30-18h08m54s31.png

É acrescido a data e hora com segundos de todos os screenshot não sendo regravado os já existentes na pasta.
O tamanho da imagem do screenshot é do mesmo tamanho de tela em que o vídeo foi criado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário