sábado, 13 de julho de 2013

Instalação do driver nvidia proprietário no xubuntu 12.10




Atualmente já e possível assistir a filmes em blu-ray no Linux nativamente mesmo usando o driver nouveau se você tiver uma placa de vídeo pci GeForce GT 520 ou superior, só que com o uso do driver nouveau apesar de apresentar uma quantidade muito superior em frames do que o drive da nvidia, o filme roda um pouco lento com um atraso de cerca de 2 a 3 segundos por cena, mas instalado o driver nvidia o mesmo filme roda perfeito mesmo as quantidades de frames sendo muito inferiores ao nouveau (foi utilizado o glxgears para testar os frames do nouveau e nvidia) 

Para poder copilar o driver nvidia no Ubuntu e derivados é necessário fazer uma update da base de dados é necessário ter  o gcc  e libs relativas ao kernel que será utilizadas na copilação.

# apt-get update 
# apt-get install gcc module-assistant linux-source linux-headers-$(uname -r) -y 
# m-a prepare -y 

Importante: 
Comando: apt-get upgrade -y  (que deveria ser executado depois do apt-get update).
Esta parte de atualizar o sistema não foi realizada por mim devido que já tive problemas com isto, e muita gente também tem quando tenta fazer upgrade do sistema, pois certos programas que estão instalado seja da própria distro atual ou de outras fontes pode não funcionar ou de também de acontecer de a atualização não funcionar corretamente ou completamente; ficando a seu critério de fazer ou não a upgrade do sistema; me concentrei apenas nas partes das libs necessárias para poder copilar o driver nvidia proprietário que na verdade é o que é realmente necessário é somente esta etapa.

Colocar o nouveau na blacklist 
Editar o arquivo /etc/modprobe.d/blacklist.conf        

Colocar as linhas:

blacklist nouveau 
blacklist lbm-nouveau 

Reinicie o computador em modo de segurança 

No menu do Grub, escolha Opções Avançadas para o Ubuntu, na tela seguinte escolha Ubuntu....(Modo de recuperação). 
Escolha Root 

Em Give root password for maintenance (or type Control + D to continue) 

digite a sua senha de root, após irá surgir o prompt root ( #) 

Faça os procedimentos abaixo. 

# mount -rw -o remount / 

Navegaremos até sua home, onde foi baixado o driver do site da nvidia: 

# cd /home/usuário/Download 

Colocar a permissão x de execução para o instalador do driver: 

# chmod +x NVIDIA-Linux-x86-310.32.run 


A execução do driver usando desta forma ./NVIDIA-Linux-x86-310.32.run falha, avisando algo como não consegue encontrar o display do X já que o mesmo não está sendo utilizado. 

Então você deve descompactar o pacote  NVIDIA-Linux-x86-310.32.run usando a opção -x 

# ./NVIDIA-Linux-x86-310.32.run -x 


Foi criado o diretório NVIDIA-Linux-x86-310.32

#  cd NVIDIA-Linux-x86-310.32/ 

Execute: 

./nvidia-installer  (na primeira execução o instalador falhou, mas basta executar uma segunda vez novamente que o driver nvidia será instalado corretamente. 

Aceite os termos e responda o que lhe for apresentado. 
No final você você deve, aceitar a execução do nvidia-xconfig, para que seja criado o arquivo /etc/X11/xorg.conf com o linha do driver nvidia a ser utilizada no X. 

Nota: 
Se você é usuário experiente em Linux de muitos anos já tendo instalado o driver proprietário nvidia em distros mais antigas você pode recusar e criar manualmente o xorg.conf ou editar manualmente o mesmo, mas pra que complicar né; mas caso você tenha escolhido não criar por engano basta executar o comando  nvidia-xconfig manualmente.

Apos instalado o drive, no console digite o comando exit para sair, retornando ao menu principal e escolha a opção Resume para continuar  a inicialização normal surgindo assim o seu ambiente gráfico. 

Agora é só testar a aceleração 3D com o glxgears e jogar um joguinho que necessita de aceleração 3D. 

Nota: 
Alguns programas como o vlc e outros pode não ficar com a janela no tamanho correto do desktop ficando muito maior que a resolução de tela utilizada por padrão do sistema, e o meu monitor conky nem apareceu no desktop, mesmo que o comando xrandr indique que a resolução de tela é a mesma de antes da instalação do driver da nvidia. Neste caso os tamanhos da janela somente ficarão no tamanho correto quando forem iniciada ou maximizada depois que você reiniciar o computador, pois quando você escolheu a opção Resume o computador não é reiniciado e algumas libs novas não são ativadas ou carregadas completamente já que o sistema sempre estava em uso durante a instalação do driver.

Com o método de instalação  utilizado também não foi criado atalho nvidia-settings no menu de programa, mas você pode executar este comando na janela de terminal caso precisar e também criar o atalho para o mesmo manualmente no menu de programas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário