sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Gravando áudio com o Áudio Recorder

Este excelente programa permite capturar qualquer áudio que estiver saindo nos speakers do seu computador bem como fazer gravação pelo microfone facilmente.
Você pode salvar nos formatos mp3, ogg, wav ou flac.

Notas
Para que o formato mp3 esteja disponível em salvar é necessário ter o pacote gstreamer1.0-plugins-ugly instalado no seu computador, caso não o tenha instale, finalize o audio-recorder caso o mesmo esteja ativo e ao iniciar novamente a opção para o formato mp3 estará disponível agora.

Os outros formatos de salvamento para que estejam disponíveis depende também de alguns outros pacotes do tipo gstreamer1.0-plugins instalados.

Gravando conversas do Skype

Para que o Skype apareça em Fonte você deve ter o mesmo instalado, caso você instalou o Skype bem depois do audio-recorder deste que o executável do Skype esteja no path do sistema, basta selecionar a opção "Fonte de áudio definido pelo usuário" em Fonte e depois clicar no botão seta redonda para atualizar, agora quando você abrir a cx. de Fonte, o Skype estará listado nela.

Gravando qualquer som que estiver saindo nos speakers

Para gravar qualquer som de vídeo da internet, rádio online ou vídeo e áudio do computador que estiver sendo reproduzido, você deve selecionar Áudio interno Estéreo analógico (Saída de áudio)
Se você selecionou a opção certa a barra de deslizamento deve está se movimentando constantemente durante a gravação.
O arquivo será salvo na pasta ~/Áudio com nome formado por: gravação-data-hora.formato


Gravação da voz com o microfone

Caso o microfone não seja listado no audio-recorder faça o procedimento abaixo.

Para gravar pelo microfone no alsamixer, habilite a coluna do microfone se a mesma não estiver habilitada e aumente o volume da coluna Captura. 

Nota:
Pode ser necessário também habilitar ou desabilitar alguma outra coluna no alsamixer para que a gravação funcione corretamente, pois certas colunas habilitadas pode impedir a captura do som.


No audio-recorder, em Fonte: selecione "Fonte de áudio definido pelo usuário" na cx. de seleção e clique no botão seta redonda para esquerda, agora ao abrir novamente a cx. de Fonte aparecerá a opção Áudio interno Estéreo analógico (Microfone) e selecionando a mesma você poderá fazer a gravação pelo microfone.

Instalação:

$ sudo apt-add-repository ppa:osmoma/audio-recorder
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install audio-recorder

O repositório ppa é compatível com Ubuntu 10.4 ao 13.10 e Linux Mint 16/15/14/13/12/11


No menu de programas no grupo Multimídia será criado o atalho Aplicação para Gravar Áudio.








Nenhum comentário:

Postar um comentário