segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Jogando Paciência Spider



Paciência Spider é um dos tipos bem fácil de paciência, neste tutorial mostrarei como jogar este jogo de estratégia e paciência.

O jogo de Paciência Spider apresenta-se normalmente em 3 níveis de dificuldade, o fácil que usa apenas 1 naipe ou suit (espadas), o médio que utiliza 2 naipes (espada e ouro) e o difícil que usa os 4 naipes.

Modo fácil ( 1 naipe ou suit)

No modo fácil que é o recomendado para iniciante é usado apenas 1 naipe de mesmo tipo onde será utilizado 2 baralhos de cartas de apenas um naipe (104 cartas no total), normalmente é sempre o de espada e ao completar os 8 naipes sequencialmente do Rei ao As o jogo termina. As cartas são dispostas em 10 pilhas para jogar, sendo somente a carta do topo de cada pilha virada pra cima. 
Lembrando que o Rei é 13, a Dama é 12 e o Valente é 11, já o As aqui é somente 1.

As primeiras 4 pilhas têm 6 cartas em cada uma num total de 24 cartas.
As seis últimas pilhas têm 5 cartas em cada uma num total 30 cartas.
Na pilha de estoque são 50 cartas.  Então 24+30+50=104 cartas no total.

Começando o jogo

Você deve colocar uma carta em cima da outra sendo sempre na ordem decrescente em sequência, ou seja, do maior ao menor.
Exemplo:

Numa pilha tenho o 8 de espada então eu coloco o 7 de espada em cima do mesmo. Você também pode pegar uma sequência de cartas juntas deste que ela esteja na ordem decrescente em sequência, ou seja, do maior ao menor e que sejam todas do mesmo naipe.
Exemplo:

Se numa pilha eu tenho 5 de espada e na noutra pilha eu tiver as cartas 4, 3, 2 deste que estas cartas estejam no fim da pilha eu posso pegar todas juntas clicando no 4 e arrastando todas juntas para cima do 5.

Ao completar uma sequência de cartas do Rei ao As, as mesmas são eliminadas automaticamente do jogo ou dependendo do jogo pode ser necessário mover a sequência completada manualmente para um espaço reservado para o descarte.

Notas:
Preferencialmente somente compre cartas da pilha de estoque quando você não tiver mais combinações de sequência para fazer.

Em cada compra de carta é distribuída 10 cartas sendo uma pra cada pilha.

Na pilha de estoque tem 50 cartas no total ao iniciar o jogo, na modalidade tradicional, onde se pode comprar até 5x, mas alguns jogos com mais níveis de dificuldade utilizam maior números de pilhas e maior número de cartas no estoque.

Você somente poderá comprar cartas da pilha de estoque se todas as 10 células de jogar (onde vai a pilha de cartas do jogo) tiver pelo menos 1 carta. 

Caso estiver espaços vazios entre as pilhas, retire uma ou mais cartas de qualquer pilha e coloque nas células ou espaços vazio entre as pilhas de cartas.


Depois de esgotar todas as cartas do estoque, se você não conseguir mais sequenciar as cartas para completar a sequência toda a fim de eliminar as cartas, você perdeu no jogo, o é que muito comum de acontecer principalmente em jogada de 2, 3 e 4 naipes diferentes.

Durante a fase de aprendizado você pode usar a dica de movimento para o computador mostrar uma sugestão de movimento para você fazer, sendo que não há limite de dicas, mas somente abuse deste recurso durante o seu aprendizado.


Modo médio e difícil ( 2 e 4 naipes ou suit)

As regras do modo médio e difícil são as mesmas do modo fácil, mas com 2 diferenciais, você pode colocar um 5 de espada em cima de um 6 de ouro deste que obedeça a ordem do menor em cima do maior sequencialmente.

Um outro exemplo você pode colocar na mesma pilha um 5 de espada em cima do 6 de ouro, e depois colocar um 4 de copas em cima do 5 de espadas e por último colocar um 3 de paus em cima do 4 de copas.

Você somente poderá mover 2 ou mais cartas juntas se elas forem todas do mesmo naipe e na sequência do maior ao menor, pegando com o mouse sempre a carta de maior valor da sequência desejada.
Exemplo:

As cartas 9,8,7,6 do naipe ouro, pegue com mouse o 9 arrastando com isto as outras juntas e coloque as mesmas em cima de um 10 de qualquer naipe.

Para eliminar as cartas você deve completar uma sequência do Rei ao As (13-1) devendo ser todas de um mesmo naipe.


Download para Android


Download para Linux 

No Linux o pacote pysolfc traz muitos jogos de cartas, tudo num único programa entre eles o Paciência Spider.

No repositório de sua distro procure pelo pacote pysolfc.

Para que usa o sbopkg no Slackware e derivados faça: sudo sbopkg -i pysolfc

Para qualquer distro baixe em:


Apos baixar o pacote basta descompactar o mesmo e entrar no diretório PySolFC-2.0/ e para executar o jogo faça:

$ ./pysol.py 

O pacote pysolfc contém 153 games diferentes de cartas dos mais variados tipos de paciência, tendo ainda torre de hanói e jogo da memória com cartas de baralho e o jogo Mahjongg em várias modalidades.

Jogando Spider  no PySol

Acesse Menu Select/All games..., na janela Select Game, clique em Popular Games, escolha Spider.

Para outros níveis do Spider

Menu Select/All games..., na janela Select Game, clique French games e depois em Spider type, escolha entre Big Spider, Big Spider (1 suit) e Big Spider (2 suit)

Notas:
Como a variedades de games é muita no PySol no Menu File tem a opção Recent games para os games mais recentes executados, e você pode colocar os games que mais gosta no favoritos em menu File/Add favorites, e depois basta acessá-los em menu File/Favorite games.

Você também pode salvar o game em andamento para continuar mais tarde.

Para ter sons no jogo é necessário que esteja instalado o pacote pygame.


No vídeo abaixo, uma pequena demostração de como jogar o Spider, feito no meu celular.




Na tela abaixo, um screenshort do game PySol, no qual está sendo jogado Spider com um naipe.







Nenhum comentário:

Postar um comentário