quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Instalando o navegador Min no Slackware


O navegador Min é um browser minimalista utilizando o motor do Chromium, bem leve, rápido e não consumindo muito recursos do seu hardware e sendo indicado para computadores mais fracos.

O Min é rápido e leve por não conter botões, não possuir suporte para plugins e extensões. Um detalhe é que mesmo não tem opções para excluir cookies e  cache.

A forma de usar o Min browser é um pouco diferente dos navegadores mais populares, o que pode não agradar a muitos usuários pois alguns comandos tradicionais serão somente com teclas de atalhos, ao invés de utilizar o mouse.
Você poderá reproduzir os vídeos do youtube ou de outros sites somente se os mesmos utiliza html5 na página, caso contrário não terá como já que o navegador não tem suporte para plugins.
O Min conta com bloqueador de anúncios nativo, aba anônima, salva arquivos e imagens na pasta Downloads como padrão, permite escolher o mecanismo de busca, sendo o padrão o DuckDuckGo.


Download  do Min em https://minbrowser.github.io/min/

No site oficial, somente existe pacote em formato .deb para sistema de 32 e 64 bits, sendo baixado automaticamente o pacote referente a sua arquitetura ao clicar no botão Download e para poder instalar no Slackware, utilizaremos os comandos 7z e o tar, já que o comando deb2tgz não consegue converter o pacote .deb de formato 2.0. Alternativamente pode-se baixar o source via git, mas a compilação neste caso nem sempre é uma tarefa fácil para iniciante.

$ 7z x min_1.6.0_i386.deb
$ sudo tar -xvf data.tar -C /

Com isto instalamos o Min no sistema, onde já terá um atalho no seu menu Iniciar, para gestores de janelas que utilizam arquivos .desktop para formar o menu Iniciar.

Tela do navegador Min.




Nota:
Procedimentos realizados no Slackware 14.2 32 bits

Nenhum comentário:

Postar um comentário